Tanto o multidisciplinar, quanto o pluridisciplinar, somente realizam um agrupamento, intencional ou não, de certos módulos disciplinares, sem haver uma relação entre as disciplinas (no caso do multi – visa à construção de um sistema disciplinar de apenas um nível e com diversos objetivos), ou com apenas algumas relações (no caso do pluri – visa à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, porém dando margem a certa cooperação, embora excluindo qualquer coordenação). A transdisciplinaridade,
termo criado por Jean Piaget, significaria uma etapa superior das relações
interdisciplinares, que não se contentaria em atingir interações
ou reciprocidade entre pesquisas especializadas, mas que situaria essas
ligações no interior de um sistema total, sem fronteiras
estabelecidas entre as disciplinas. No entanto, o próprio Piaget
considerou tal etapa uma utopia, pois estamos muito longe de chegar a
um sistema total, de níveis e objetivos múltiplos, coordenando
todas as disciplinas e interdisciplinas, tomando por base uma axiomática
geral - objetivos de sistemas globais - capaz de instaurar uma coordenação
a ser feita tendo em vista uma finalidade comum dos sistemas. |
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