3 - Alavancando a aprendizagem por meio de modelos dinâmicos O professor Carlos Seabra, já citado, conta que cinco cegos encontraram um elefante e que cada um começou a apalpar uma parte dele. Como cada um apalpou apenas partes diferentes, nenhum deles teve uma idéia exata do animal, ou seja, do todo. Muitas das instituições de ensino do país e do exterior seguem esse mesmo modelo cognitivo, ensinando “trombologia” em uma disciplina, “rabologia” em outra, “orelhologia” em outra e assim por diante. E o aluno que se vire para pensar em como montar o elefante. Pensar... isso todos fazem. Mas o que significa? O dicionário Aurélio diz coisas como “combinar idéias, formar pensamentos, racionar, estar preocupado etc.”. Serão estas boas definições no âmbito da Dinâmica de Sistemas? Não, é o que afirma Barry Richmond, em sua obra An introduction to System Thinking. Para o autor, pensar sistemicamente consiste de duas atividades: construir modelos mentais e simulá-los com o objetivo de chegar a conclusões e tomar decisões. Porém, antes de modelar e simular é importante recuperar o conceito de modelos mentais. |
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