Resumo Este módulo teve como ponto central a questão da interdisciplinaridade. Em especial, preocupou-se em demonstrar que classificar a Dinâmica de Sistemas como uma metodologia de caráter eminentemente multidisciplinar é uma definição incompleta, ou mesmo equivocada. Foi utilizado o mito de Ísis e Osíris para enfatizar o caráter prático da interdisciplinaridade e a evolução do mundo do paradigma cartesiano (reducionista) para um novo paradigma sistêmico. A interdisciplinaridade é uma concepção que busca a construção coletiva do conhecimento. Pressupõe indivíduos (ou educadores) imbuídos de um verdadeiro espírito crítico, abertos para a cooperação, o intercâmbio entre as diferentes disciplinas, o constante questionamento do saber arbitrário, cristalizado e desvinculado da realidade: exige a prática da pesquisa, a troca, a sistematização de idéias, a construção do conhecimento, em um processo de indagação e de busca permanente. Foi visto que o espaço do interdisciplinar não pode jamais ser constituído pela simples soma de todas as especialidades, nem ao menos por uma síntese de ordem filosófica dos saberes especializados. O fundamento desse espaço deverá ser buscado na negação e na superação das fronteiras disciplinares. O multidisciplinar é um termo que evoca somente uma simples justaposição, num projeto determinado, dos recursos de várias disciplinas, sem implicar necessariamente num trabalho de equipe e coordenado. No nível do multidisciplinar, a solução de um problema só exige informações tomadas de empréstimo a duas ou mais especialidades – ou setores do conhecimento – sem que as disciplinas envolvidas sejam alteradas ou enriquecidas. O procedimento multidisciplinar consiste em estudar um objeto sob diferentes ângulos, mas sem que tenha, necessariamente, havido um acordo prévio sobre os métodos ou sobre os conceitos a serem utilizados. Sendo a Dinâmica de sistemas uma metodologia para abordagem de sistemas complexos, conclui-se, portanto, que sua dimensão é interdisciplinar e não multidisciplinar. Para defender essa hipótese, foram apresentados modelos qualitativos demonstrando como a Dinâmica de Sistemas pode alavancar a aprendizagem organizacional e romper as fronteiras disciplinares por meio da modelagem e simulação de negócios. |
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