Um modelo deve ter um objetivo claro, e esse objetivo deve ser o de resolver um problema, afirma Sterman. Um objetivo claro é o ingrediente mais simples para um estudo de modelagem. Um modelo, apesar de ter um objetivo bem definido, pode estar errado, demasiado grande ou difícil de ser compreendido. Mas um objetivo claro permite que os usuários do modelo formulem questões para identificar se o modelo é realmente útil na resolução do problema em questão.

É possível que o analista que desenvolveu o modelo tenha tido como objetivo representar um sistema social ou econômico, muito mais do que um problema. Cada modelo é uma representação de um sistema – um grupo de elementos funcionais inter-relacionados – formando um todo complexo. Mas, para o modelo ser útil, deverá estar direcionado para a solução de um problema específico e deverá ser simples, e não um espelho detalhado da realidade.

A diferença está no fato de um modelo desenhado para se compreender como um ciclo de negócios pode ser estabilizado, é um modelo de um problema alinhado ao sistema econômico. Um modelo desenhado para compreender como a economia poderia fazer a transição do petróleo como fonte de energia para outros tipos de fonte é também um modelo de problema. Entretanto, um modelo que tenha por objetivo representar todo um sistema econômico perde sua funcionalidade, que é simplificar a realidade para que essa possa ser melhor compreendida.



Copyright © 2004 AIEC.