Um modelo de otimização leva em consideração essas informações, para produzir a melhor solução como saída, no caso, o melhor cardápio e o melhor itinerário.

Limitações da otimização - Muitos modelos de otimização apresentam uma variedade de limitações e problemas como: dificuldade de especificar os objetivos, linearidade presumida, ausência de feedback e de dinâmica.

A primeira dificuldade é a de especificar os objetivos - Nos dois exemplos citados, da nutricionista e do vendedor, os objetivos eram muito claros e fáceis de serem identificados. Mas, o que dizer do objetivo do prefeito(a) do Rio de Janeiro? Diminuir a violência? Como? Incentivar o turismo no exterior? Disponibilizar melhores serviços para a população? A resposta depende, evidentemente, da perspectiva do governante e da disponibilidade de recursos.

O objetivo de um modelo determina valores e preferências, mas quais valores e que preferências? Como é possível que conflitos de diferentes grupos sejam identificados e balanceados? São questões difíceis de serem respondidas, mas não insuperáveis. Componentes intangíveis sempre podem ser quantificados, ainda que de maneira aproximada, dividindo-os em componentes mensuráveis. A qualidade de vida em uma cidade, por exemplo, pode ser representada como dependente da taxa de desemprego, dos níveis de poluição do ar, da taxa de criminalidade etc. Existem, também, técnicas disponíveis para extrair informação sobre determinadas preferências ou opiniões a partir de entrevistas e outros tipos de coleta de dados.



Copyright © 2004 AIEC.