Um exemplo de modelo de otimização foi utilizado em Modelagem e Simulação de Negócios I, no qual se procurava determinar o preço ótimo de venda de um queijo para atingir o lucro máximo. A base do raciocínio era uma curva de demanda desenhada a partir de uma suposta pesquisa junto aos futuros clientes. Claro que o modelo tem sua utilidade, contudo, ele pressupunha a curva de demanda fixa no tempo (era estático), não considerando os feedbacks dos consumidores, suas preferências, mudanças no poder aquisitivo, concorrentes e novos entrantes, enfim, uma série de variáveis que poderiam provocar grandes alterações na curva de demanda, ao longo do tempo.

O mesmo pode ser dito a respeito de um modelo muito famoso, o de determinação do Ponto de Equilíbrio. Esse modelo é extremamente útil, tendo em vista, principalmente, a sociedade brasileira, na qual uma enorme quantidade de empresários, em especial os de pequeno porte, não tem acesso às mínimas técnicas de administração de negócios. Contudo, enquanto modelo, é estático e não oferece, por exemplo, nenhuma indicação de como o empresário poderia diminuir seus custos e abaixar o ponto de equilíbrio.

Modelar o comportamento atual das pessoas requer um conjunto de técnicas, discutidas a seguir.



Copyright © 2004 AIEC.