O objetivo desse exemplo é pensar em termos de um “grande quadro”, considerando as perspectivas de um problema tanto no curto como no longo prazo, identificando seus padrões e tendências e suas causas primárias.

1. O problema identificado deve ser trabalhado preferencialmente em equipe. É interessante a utilização de um flip-chart ou de um quadro.

2. Faça uma marca para simbolizar o momento presente e atribua ao problema um nome com duas ou três palavras (se necessário, utilize até mesmo uma frase inteira).

3. Utilizando seus conhecimentos, tente identificar quando esse problema teve início. Estime uma distância à esquerda do momento presente que represente a quantidade de tempo que você estima que o problema tenha se iniciado. Faça uma marca denominando-a de “Início”. Desenhe uma linha entre o momento presente e o ponto de início. Coloque a quantidade de tempo estimado abaixo dessa linha, como mostra o exemplo abaixo.

4. Agora, projete-se no passado até o ponto de início. Utilizando ao máximo os seus conhecimentos, o que pode ter acontecido para determinar o início do problema? Escreva sua resposta em uma breve frase, como mostra o exemplo abaixo.

5. Utilizando uma outra cor, estenda a linha do tempo para um momento anterior, como mostrado abaixo. Faça uma outra marca e a denomine de “Início recente”.

6. Mais uma vez, projete-se para o passado até o “INÍCIO RECENTE”. Pense no que estava acontecendo nesse ponto e que fez surgir o problema escrito no “INÍCIO”. Dê um nome para esse momento, como mostra o exemplo abaixo.



Copyright © 2004 AIEC.