3 - Identificando as variáveis

Uma vez que o problema tenha sido formulado é o momento de identificar as variáveis chave. Lembre-se de que as variáveis chave são aquelas cujo valor varia com o tempo, isto é, aumentam ou diminuem. Para iniciar, descreva brevemente a história do problema. Ao fazer esse exercício, concentre-se no comportamento dinâmico do problema, excluindo detalhes que possam perturbar a compreensão do problema.
Exemplo: O caso de A-to-Z.

Na A-to-Z, uma empresa de semicondutores, estamos tentando compreender uma série de eventos que ocorreram nos últimos três meses. Nós colocamos as metas de vendas para o trimestre e a maioria de nossas forças de vendas atingiu ou excedeu essas metas. Todos os produtos planejados para serem postos no mercado foram lançados e novos produtos estão prontos para serem lançados no mercado no próximo trimestre. Ao mesmo tempo, entretanto, nossos lucros declinaram pela primeira vez na história de nossa empresa, assim como uma parcela de nossos custos aumentou.

Quais são as variáveis pertinentes para o caso da A-to-Z? Eis aqui uma lista delas, identificadas pelos gerentes da A-to-Z:

  • Vendas
  • Lançamento de novos produtos
  • Lucros
  • Força de vendas


Copyright © 2004 AIEC.