1 - Convertendo conhecimentos tácitos em explícitos


"As novas idéias são o sangue de uma empresa. Sem compreendermos como funciona o conhecimento, não fazemos a mínima idéia de como verdadeiramente suportar a criatividade e a inovação. Se dominássemos o conhecimento, teríamos de pensar profundamente sobre como sabemos o que sabemos. Temos de compreender como moldamos o nosso conhecimento em novas idéias, e como traduzimos conhecimento em ação."
Verna Allee, 1997

Vários setores, tanto públicos como privados, estão cada vez mais dependentes de processos gerenciados e operados por equipes multidisciplinares. Normalmente, esses sistemas são difíceis de serem gerenciados. Modelos, como os elaborados de acordo com a Dinâmica de Sistemas, estão sendo utilizados para ajudar os gerentes a compreenderem as origens de suas dificuldades e a elaborarem políticas organizacionais mais eficientes.

Em geral, o conhecimento das pessoas que estão gerenciando um determinado sistema (não no sentido de sistemas computadorizados) precisa ser estruturado e parametrizado, convertendo-o em um modelo útil. Para desenvolver um modelo que seja útil e que tenha credibilidade junto a esses gerentes é necessário buscar dessas pessoas informações sobre a estrutura do sistema e políticas organizacionais utilizando-as para desenvolver o modelo.

Muitos métodos de extrair informações de especialistas têm sido desenvolvidos e nas fases iniciais da modelagem ficaram conhecidos como articulação do problema, definição dos limites do modelo e mapeamento qualitativo das variáveis causais (Diagramas de Ciclos Causais). Esses métodos são sempre utilizados na modelagem conceitual (que não envolve um modelo simulável com suas equações) na formulação e testes de hipóteses e proposição de políticas organizacionais.



Copyright © 2004 AIEC.