4 - Aplicação Específica a Circuitos Integrados – AECI

O método de explicitação de conhecimentos descrito foi utilizado para modelar relacionamentos no processo de desenvolvimento de um produto (aqui denominado Cascavel) que deu origem a uma aplicação moderadamente complexa: o AECI (Aplicação Específica a Circuitos Integrados) para uma empresa fictícia de semi-condutores. O desenvolvimento de projetos complexos consiste de múltiplas fases como design, prototipação e testes.

A habilidade dos engenheiros responsáveis por iniciar e completar o projeto com sucesso depende do tempo e da qualidade do trabalho realizado para eles por outras equipes. Por exemplo, a construção do protótipo não pode iniciar até que um número de informações do design tenha sido enviado. Algumas vezes uma atividade pode ser iniciada com informações parciais ou incompletas, em outros casos todo o trabalho de uma fase deverá ter sido completado para que uma outra atividade seja iniciada. No projeto e construção de modelos dinâmicos para o desenvolvimento de produtos, os relacionamentos descrevem o grau em que as atividades podem ser organizadas, em paralelo ou seqüencialmente.

Desenvolvedores e gerentes do projeto Cascavel foram convidados a participar dos workshops. Os especialistas tinham uma experiência média de dez anos em desenvolvimento de chips de computadores e um mínimo de cinco anos no desenvolvimento de produtos para organização. Muitos desenvolvedores na organização do projeto Cascavel também exerciam funções gerenciais em desenvolvimento de projetos, tornando a distinção entre gerentes e desenvolvedores muitas vezes um pouco confusas. Os especialistas tinham familiaridade com a abordagem da Dinâmica de Sistemas aplicada a projetos de desenvolvimento de produtos e muitos haviam recebido treinamento em pensamento sistêmico. Poucos dos especialistas já conheciam a descrição conceitual de um modelo e nenhum tinha conhecimento da estrutura formal de um modelo ou descrições de especificação de relacionamentos utilizados em modelo formal. O número de participantes em cada workshop variou de três a cinco, dependendo primariamente do número de pessoas em cada uma das fases do desenvolvimento e se o relacionamento concorrente a ser estimado era interno ou externo.



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