A descrição de cada fase como uma estrutura genérica, que é customizada para especificar os estágios de desenvolvimento do produto, incluiu uma revisão geral dos quatro subsistemas que interagem entre si para guiar a performance do projeto (Figura 2).

O desenvolvimento de processos descreve o movimento e acumulação do trabalho de desenvolvimento baseado nas quatro atividades de cada fase: desenvolvimento inicial, garantia de segurança, interação e coordenação. Os recursos são alocados para as atividades baseados nas pressões relativas de cada atividade percebida pelos desenvolvedores e gerentes. Os subsistemas definem o tamanho das fases e a necessidade relativa de mudanças no trabalho. Os objetivos dos subsistemas descrevem os objetivos do projeto e sua performance por meio de três medidas tradicionais (tempo, qualidade e custo). As interações do primeiro subsistema incluem as estruturas dos objetivos, as restrições de recursos e a geração de demanda de recursos pelo processo de desenvolvimento.

A parte do processo de desenvolvimento do modelo foi identificada como o foco dos esforços de descrição. O facilitador explicou a importância da inclusão do conhecimento dos especialistas no modelo e a natureza tácita desse conhecimento como a razão para utilizar workshops na descrição, objetivando obter dados além de entrevistas prévias envolvendo a maioria dos participantes do workshop.



Copyright © 2004 AIEC.