No modelo apresentado, a carreira dos consultores é função de suas competências individuais nos diferentes níveis (consultor, consultor sênior, diretor e sócio). Mas o que define essa variável intangível: competência?

De acordo com os autores, os diferentes níveis de competência são influenciados por:


• Experiência: pode ser medida pelo tempo, em meses. Também devem ser considerados os projetos realizados.

• Qualidade da experiência: a experiência em meses pode ser ajustada por um fator decorrente da proporção de projetos desenvolvidos com sucesso e a aprendizagem adquirida.

• Treinamento formal: medido em dias. Trata-se do tempo dispendido sob a direção de um profissional mais experiente, como um consultor sênior, um diretor ou um sócio, considerando o compartilhamento de conhecimentos. Inclui, também:

o Fator de qualidade do recrutamento: a competência de um novo consultor é ajustada para refletir o impacto do tempo dispendido na contratação e adequação ao ambiente de trabalho.

o Desenvolvimento e mudança organizacional: essa variável reflete redundâncias de conhecimento, pois depende do desenvolvimento da própria organização. Um consultor exposto a apenas um tipo de projeto certamente desenvolver-se-á menos do que um outro envolvido em diferentes projetos.



Copyright © 2004 AIEC.