2 - Parâmetros Operacionais do Planejamento Agregado

Os principais parâmetros operacionais com os quais os planejadores lidam ao longo de um horizonte de tempo específico são:


  • Taxa de produção: o número de unidades concluídas por unidade de tempo (como por exemplo, por semana ou por mês).
  • Mão-de-obra: o número de funcionários necessários para a produção.
  • Horas extras: quantidade de horas extras previstas para a produção.
  • Nível de capacidade das máquinas: número de máquinas necessárias para a produção.
  • Subcontratação: a capacidade subcontratada exigida para o horizonte de planejamento.
  • Pedidos em atraso: demanda não atendida no período em que surgiu. Pode ser postergada para períodos futuros ou considerada como vendas perdidas.

Evidentemente o planejamento não termina aí. O planejamento de diferentes capacidades de produção ao longo de período implica também em mudanças na cadeia de suprimentos. Se um fabricante planejou um aumento na produção para um determinado período, o fornecedor e o transportador devem ser avisados sobre esse plano para que possam fazer os ajustes necessários aos seus próprios planos.

Como foi dito, o objetivo do plano agregado é atender à demanda de modo a maximizar os lucros da empresa, especificando um tempo futuro denominado horizonte de planejamento. Esse horizonte deve, por sua vez, ser dividido em unidades de tempo, normalmente semanas, meses ou trimestres. Geralmente, o planejamento agregado é utilizado para períodos de 3 a 18 meses.



Copyright © 2004 AIEC.