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produtos de alta tecnologia, em geral, têm um ciclo de vida característico.
Eles são lançados com um preço alto para tentar recuperar
os altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento efetuados antes da
introdução do produto no mercado. No início, poucas
pessoas estão dispostas a pagar esse alto preço para ter a
novidade. Com o passar do tempo, a empresa começa a baixar o preço,
aumenta a divulgação e utiliza outras estratégias de
marketing para ganhar mercado. O volume de vendas cresce até o mercado
ficar maduro. Posteriormente, o produto vai ficando obsoleto e o volume
de vendas vai decrescendo até a sua “morte”.
Uma das pessoas que estudou profundamente esse tipo de
comportamento foi o comunicólogo Norte-americano Everett Rogers
(Diffusion of Innovations, 1995). Rogers identificou um conjunto de cinco
atributos, segundo os quais uma inovação pode ser classificada:
vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, visibilidade e experimentalidade.
A partir desta classificação pode-se prever a taxa de adoção
da tecnologia e a reação dos potenciais utilizadores à
inovação.
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Vantagem
relativa: É o grau em que uma inovação
é percebida como melhor que a idéia a ser substituída.
O grau de vantagem relativa pode ser medido em função
da rentabilidade econômica, prestígio social, baixo
custo inicial etc.
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Compatibilidade:
É o grau em que uma inovação é percebida
como compatível com valores existentes, experiências
passadas, e necessidade de potenciais clientes a adotarem. |
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