As categorias propostas por Rogers são:

Inovadores (Innovators)

O primeiro segmento de público a adotar a inovação. Em geral, os inovadores são pessoas que aceitam o risco de adquirir um produto ainda não difundido em troca de serem as primeiras a usufruir os possíveis benefícios, ou aprender algo novo, ou, ainda, pelo status e pela diferenciação decorrentes do uso do produto. Devido ao seu perfil arrojado, muitas vezes são percebidos como extravagantes, não têm credibilidade suficiente para atuar como grupo de referência. Porém, a empresa deve identificar esse grupo para realizar testes de produto, obtendo feedback para ajustes e correções no plano de lançamento para o mercado mais amplo. Em geral, esse grupo representa 2,5% do público.

Adotantes Iniciais (Early Adopters)

Este grupo desempenha o papel de formador de opinião, grupo de referência e agente de mudança e é muito importante para acelerar a difusão do produto. Em geral, os adotantes iniciais são pessoas possuidoras de credibilidade e respeito devido ao seu grande conhecimento ou especialização, maior poder aquisitivo e posição social de maior visibilidade. A empresa deve identificar essas pessoas e realizar um trabalho de apoio, esclarecimento, incentivo educação. Representam 13,5% do público


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