1 - Variáveis da Agricultura

Diante de mercados competitivos, o preço de venda do produto tende a aproximar-se do seu custo de produção. No caso da agricultura, identificam-se os “commodities” fertilizantes e calcários como produtos pouco diferenciados. Particularmente, o calcário é exigido em elevadas quantidades por hectare. O agricultor decide pelo fornecedor que apresenta o menor preço entregue em sua propriedade no prazo necessário para aplicação do produto.

Além da tradicional economia de escala, isto é, depois de remunerar os custos variáveis, somente elevadas quantidades comercializadas de calcário remuneram os custos fixos. A outra vantagem competitiva à disposição do fabricante de calcário agrícola é a prestação de serviços para aplicação do produto no campo.

A aplicação terceirizada de produtos agrícolas é uma prática comum entre os agricultores dos Estados Unidos e Austrália, consistindo na contratação de uma empresa (“dealer”) para a venda do insumo e respectiva aplicação. Associado à aplicação dos produtos são oferecidos serviços adicionais, como a análise de solo, que indica as deficiências nutricionais, e consultoria especializada para recomendação da quantidade exigida de insumos para corrigir as deficiências.

Para melhorar a eficiência na aplicação do produto procura-se utilizar a melhor tecnologia disponível. Uma marca líder nos Estados Unidos de autopropelidos (associação trator e implemento de aplicação) é o Terragator fabricado pela Ag-Chem (adquirida pela AGCO recentemente).


Figura 1 – Terragator Spinner Box (AgChem-AGCO)



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