1 - Dinâmica de Sistemas e Planos de Negócios


“Small is beautifull."
Ernst Friedrich Schumacher

Fala-se muito, na atualidade, sobre a tendência de diminuição de empregos. Uma das causas deste fato relaciona-se ao desenvolvimento tecnológico, em particular à automação, que tem ceifado várias funções nas empresas. Em um ambiente de complexidade e incerteza, uma das variáveis a serem consideradas pelos profissionais é a criação de pequenas e médias empresas, ou como tem sido mais comumente falado, o empreendedorismo. Mas, por que o Governo, não apenas do Brasil, mas de praticamente todos os países do mundo estão interessados nesse tipo de negócio, liberando capital a juros baixos e promovendo a capacitação de empreendedores? De acordo com o Prof. Dr. José Dornelas, Ph.D., especialista em empreendedorismo e Professor Visitante no Babson College, EUA,


“O interesse de toda a sociedade em relação aos pequenos negócios é explicado pelo seu grande significado político e econômico. Político porque as micro e pequenas empresas funcionam como fator de equilíbrio da estrutura empresarial brasileira e coexistem com as grandes empresas. Econômico porque geram grande número de empregos, por isso, contribuem muito na geração de receitas e na produção de bens.”

Porém, abrir uma empresa não é algo simples. Envolve muito trabalho e pesquisa, uma enorme gama de conhecimentos para tratar com um número elevado de variáveis e a necessidade de uma visão global (sistêmica) sobre o negócio. Em se tratando de sistemas complexos, nada melhor do que o Pensamento Sistêmico (PS) e a Dinâmica de Sistemas (DS) para serem utilizadas como ferramentas nesse tipo de abordagem. Nesse módulo, discorremos sobre como o PS e a DS podem ser utilizadas para o empreendedorismo.



Copyright © 2004 AIEC.