Um plano de negócios bem definido apresenta todas as variáveis necessárias à construção de modelo de simulação. Esse modelo terá o importante papel de testar o plano de negócios, impondo um diferencial extremamente valioso para o empreendedor, que poderá “ver” as condições de desenvolvimento de sua empresa, ao mesmo tempo em que recebe informações importantes que servirão de ajustes ao plano de negócios. Esse processo cria um ciclo de retroalimentação positivo, como mostra a Figura 1, a seguir:


Figura 1 – Ciclo de retroalimentação positivo em modelagem dinâmica de planos de negócios. Fonte: Nascimento, 2004.

Para melhor compreender a aplicação da Dinâmica de Sistemas aos planos de negócios é apresentado, a seguir, um estudo de caso de uma empresa de lavagem de automóveis (Car wash). O plano de negócios é baseado em um plano real de uma empresa americana, datado de 2001, tendo sido adaptado pelo autor da disciplina, tanto em termos de valores, como pela criação de nomes fictícios para as pessoas envolvidas no negócio. Procurou-se preservar ao máximo as características originais do mesmo, incluindo a possibilidade de se desenvolver um ponto de vista crítico de sua estrutura.

Nosso objetivo é estudar e compreender o Plano de Negócios da empresa Sbraga LR. Em seguida será construído um modelo a partir desse plano de negócio, com todas as informações necessárias de como foi realizado o processo. Também será o momento de fazer algumas simulações e analisar a consistência das informações disponibilizadas.



Copyright © 2004 AIEC.