5 - SBRAGA - Plano de Marketing

A empresa ficará sediada na Barra, bairro do Rio de Janeiro. Essa região apresenta uma série de vantagens que serão propícias ao negócio. Além da alta renda de seus moradores, possui agências revendedoras e um tráfico intenso de veículos.

Segmentação do Mercado – A Sbraga LR segmenta seus clientes pelo tipo de proprietário de carro. Acredita-se que o tipo de carro do qual a pessoa é proprietária traz muitas informações sobre o cliente e suas necessidades. Os valores estimados podem ser visualizados no Gráfico 3 e na Tabela 3.

a) Proprietários de carros novos: utilizam serviços de lavagem com muita freqüência. Têm orgulho de seus veículos e, freqüentemente, utilizam serviços de lavagem completa e acabamento. O objetivo é informar a esses clientes que a Sbraga LR deixará seus carros com o aspecto que lhes é devido por sua natureza de serem novos.

b) Proprietários de carros de luxo antigos: essas pessoas possuem o carro de luxo há muito tempo por puro gosto ou não estão aptas financeiramente a trocar por um novo no momento, mas querem todo o conforto ao dirigir. Independente disso, desejam manter o carro com a melhor aparência possível. Aqueles que possuem um segundo carro sempre gastam muito tempo cuidando do automóvel antigo. Esses clientes trarão os carros para lavar com freqüência e, eventualmente, farão acabamento.

c) Proprietários de carro esporte: são normalmente jovens ou homens de meia-idade e consideram importante a aparência do carro. Também têm orgulho de seus carros e deverão freqüentar o lava-rápido no mínimo uma vez por semana. Esses proprietários podem solicitar um acabamento eventual, mas mantêm seus carros tão limpos que apenas se preocupam com detalhes eventualmente.

d) Proprietários de carros conservadores: muitas dessas pessoas têm o seu carro há mais de cinco anos e são constituídas, normalmente, por mulheres. Elas consideram os seus carros como se fossem amigos, têm dificuldades emocionais de trocá-los por outro e devem freqüentar o lava-rápido ocasionalmente, quando seus carros estiverem muito sujos. É claro que desejam que seus carros estejam apresentáveis, mas não é uma preocupação muito constante. Por esta razão, raramente solicitarão acabamento, exceto se for para vender o veículo.

e) Proprietários de carros de agências: existem cinco agências de carros novos e usados em um raio de três quilômetros da empresa. Esses clientes sempre utilizam os serviços de lavagem rápida e acabamento para dar-lhes a melhor aparência possível, facilitando assim o processo de venda. Em um raio de sete quilômetros existem mais quinze agências de revendedores.



Gráfico 3:
Segmentação por tipo de cliente.


Tabela 3: Segmentação por tipo de cliente.



Copyright © 2004 AIEC.