2 - Criando um modelo para a Sbraga LR A tarefa de construir um modelo dinâmico para a Sbraga LR será dividida nas seguintes fases:
Essas tarefas poderão, eventualmente, se sobrepor, se antecipar ou se complementar com críticas, análises ou conclusões. Nada mais coerente com o pensamento não-linear. A princípio, qualquer plano de negócios deve preocupar-se com o mercado que está predisposto a adquirir seus produtos ou serviços. Vimos que Bruno César teve essa preocupação. Contudo, sua análise de mercado está incompleta, ao incluir as agências revendedoras não em termos de quantidades de serviços (carros a serem limpos), mas em termos unitários (números de agências). Trata-se de um erro relativamente grave. Estivesse ele à procura de financiamento para o seu projeto, tal falha teria causado uma péssima impressão. Não é difícil explicar: as agências de revendedores simplesmente não aparecem no “gráfico de torta” do PN, como pode ser observado no Gráfico 3.
Bruno
deveria, simplesmente, incluir a previsão do número de carros
de agência que utilizariam seu negócio, o que tornaria a
estimativa coerente.
Faltou apresentar
qual o tamanho do mercado. Como ele espera conseguir 20% da “fatia”
se não demonstra o seu tamanho e em quantos pedaços ela
está dividida? As estratégias foram detalhadas, porém,
como comprová-las? Pequenos detalhes podem ser cruciais no sucesso
de um empreendimento. |
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