2 - Criando um modelo para a Sbraga LR

A tarefa de construir um modelo dinâmico para a Sbraga LR será dividida nas seguintes fases:


  • Análise crítica do plano de negócios;
  • Modelagem formal;
  • Teste do modelo;
  • Análise dos resultados

Essas tarefas poderão, eventualmente, se sobrepor, se antecipar ou se complementar com críticas, análises ou conclusões. Nada mais coerente com o pensamento não-linear.

A princípio, qualquer plano de negócios deve preocupar-se com o mercado que está predisposto a adquirir seus produtos ou serviços. Vimos que Bruno César teve essa preocupação. Contudo, sua análise de mercado está incompleta, ao incluir as agências revendedoras não em termos de quantidades de serviços (carros a serem limpos), mas em termos unitários (números de agências). Trata-se de um erro relativamente grave. Estivesse ele à procura de financiamento para o seu projeto, tal falha teria causado uma péssima impressão. Não é difícil explicar: as agências de revendedores simplesmente não aparecem no “gráfico de torta” do PN, como pode ser observado no Gráfico 3.



Gráfico 3
: Segmentação por tipo de cliente

Bruno deveria, simplesmente, incluir a previsão do número de carros de agência que utilizariam seu negócio, o que tornaria a estimativa coerente.

Uma segunda falha no PN da Sbraga LR é quanto ao marketshare. Segundo citação do empreendedor:


Bruno estima conseguir logo de início, 20% de marketshare, gerando uma margem de lucro líquida de 11% após o primeiro ano e de 21% após o terceiro ano”.

Faltou apresentar qual o tamanho do mercado. Como ele espera conseguir 20% da “fatia” se não demonstra o seu tamanho e em quantos pedaços ela está dividida? As estratégias foram detalhadas, porém, como comprová-las? Pequenos detalhes podem ser cruciais no sucesso de um empreendimento.



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