Resumindo, um teste científico poderia trazer valores aproximadamente confiáveis para a modelagem de sistemas dinâmicos. No caso do PN da Sbraga LR, foi introduzida a variável “sazonalidade” como uma função comportamental dos indivíduos em relação à necessidade percebida de efetuarem limpeza em seus carros. Os valores atribuídos foram aleatórios e podem ser modificados mediante uma pesquisa científica ou segundo a percepção, conhecimento e experiência de algum profissional da área.

Uma pergunta pertinente é se não seria mais fácil utilizar um “ninho de IFs” ao invés de uma variável lookup? A intenção, no caso, foi didática, ou seja, apresentar outras formas de se trabalhar com variáveis de comportamento em um modelo.

A construção de variáveis lookup já foi demonstrada na disciplina anterior. O comportamento atribuído à variável sazonalidade pode ser observado na Figura 28 e na Tabela 5, a seguir.

A inclusão dessa variável no modelo do PN da Sbraga LR é, possivelmente, uma das maiores contribuições para o planejamento gerencial da empresa.




Copyright © 2004 AIEC.