Resumo

Muitas são as citações referentes ao empreendedor como uma pessoa criativa, como se esse fosse um de seus maiores dons. Na verdade, para ser empreendedor, como funcionário de uma empresa ou para abrir a própria empresa, a criatividade é necessária, mas há limitações tanto de ordem operacional como de ordem emocional.

Mais do que nunca, uma atitude pró-ativa é necessária para superar tantos obstáculos e desafios. As transformações sociais e econômicas são muitas e acontecem cada vez mais rapidamente. Pode-se concluir, perante tal quadro de incerteza, que o investimento mais valioso é na educação e no conhecimento.

Se o objetivo é construir um negócio próprio, é necessário investir profundamente em conhecimento e estar permanentemente em contato com outras pessoas. A Dinâmica de Sistemas – DS, enquanto uma ferramenta para o conhecimento e o empreendedorismo, mostra-se uma das mais propícias ao desenvolvimento desses componentes. Primeiro, porque permite um profundo questionamento de qualquer tipo de conhecimento: construir um modelo dinâmico a partir de conhecimentos estruturados de outros é construir interligações sistêmicas que podem encontrar erros ou lacunas de visão gerencial e organizacional condicionadas pelo pensamento linear, o tipo de pensamento mais comum encontrado nas pessoas. Segundo, porque não há onipotência de saber.

A DS é uma metodologia adequada para a análise e aprendizagem organizacional, mas o processo ocorrerá apenas se as idéias forem confrontadas às de outras pessoas.

A tarefa de construir um modelo dinâmico para a Sbraga LR, discutida neste módulo, foi dividida nas seguintes fases: modelagem formal; teste do modelo; análise do modelo; análise do negócio e análise crítica do plano de negócios. Essas tarefas podem, eventualmente, se sobrepor, se antecipar ou se complementar com críticas, análises ou conclusões. Nada mais coerente com o pensamento não-linear.

Foram tecidas algumas considerações críticas sobre o plano de negócios da Sbraga LR, os quais não comprometem seriamente a construção de um modelo dinâmico da empresa, e abordados os seguintes tópicos: definição dos parâmetros do modelo; criação do modelo de mercado; gerenciamento de um modelo dinâmico segmentado por visões (views); criação do modelo de Eliminador de unidades; conceito e prática de Shadow Variables; criação do modelo de Investimentos; criação do modelo de Evolução dos preços.



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