1 - Fundamentos de Contabilidade

A Sra. Andréa Abrantes decidiu montar uma empresa com intuito de aproveitar uma oportunidade: vender lanches rápidos, tendo como principal produto o crepe. Para este fim, deverá comprar matéria prima, contratar empregados, adquirir máquinas, enfim, fazer investimentos e tomar uma série de decisões a fim de implantar seu negócio. Ao começar seu negócio, estará gerando e consumindo caixa que é a base da criação de valor.


Uma das finalidades da empresa é criar valor para seu proprietário, sócios e acionistas e este valor está refletido no balanço patrimonial das empresas, como veremos neste módulo.

Em uma empresa, seja ela industrial, comercial ou de prestação de serviços, há uma contínua necessidade de decisões com a finalidade de cumprir seus objetivos. Até mesmo empresas sem fins lucrativos tomam decisões ligadas ao objetivo natural, que é sua continuidade. Essa perpetuidade se dá alcançando o retorno financeiro. Caso contrário, somente o aporte de recursos externos (terceiros e/ou próprios).

Mas como se dá essa dinâmica de recursos? Quais instrumentos e relatórios podem ser utilizados para analisar e controlar os eventos de uma empresa? Lucro, compras, vendas, receitas, despesas, depreciações, patrimônio, margens, rentabilidade. Enfim, todos os eventos que ocorrem em uma empresa decorrentes de sua atividade operacional.


A única ciência que nos fornece estas informações, vitais para uma boa análise de investimento, é a Contabilidade. É por intermédio da Contabilidade que se coleta grande parte de dados e informações que servem de base para formação das premissas de uma projeção e que auxiliam o gestor a tomar decisões, sejam elas de investimento ou financiamento.



Copyright © 2006 AIEC.