O Patrimônio Líquido (PL) compreende as obrigações da empresa com os proprietários e acionistas, também expressos em moeda corrente e localizados à direita do balanço. O grupamento contém as contas de Capital Social, Reservas de Capital e Lucros acumulados.

Alguns autores definem Patrimônio Líquido como a diferença entre o Ativo e o Passivo. Para o nosso estudo de Análise de Investimento este conceito é pobre e muito restrito. Matematicamente este conceito é perfeito. Contudo, o PL é um grupamento muito importante, pois o capital alocado pelos proprietários e acionistas deve ser remunerado a Taxas Mínimas de Atratividade (TMA). Ou seja, sobre estes recursos incidirá um custo de oportunidade para os cálculos e métodos referentes às análises de investimentos.

Para entendermos melhor a utilidade do Balanço e como devemos interpretá-lo, vamos verificar alguns eventos referentes à abertura da empresa Papa Capim – 2ª Parte. Ao longo da ocorrência dos eventos veremos como ficou sua situação patrimonial.



Copyright © 2006 AIEC.