Investimento em capital fixo com recursos de terceiros: Quando uma empresa decide investir em meios de produção com recursos de terceiros, também tem como finalidade básica aumentar sua capacidade operacional para aumentar seus níveis de lucro. Contudo, neste evento, o investimento provoca uma alteração na sua situação patrimonial, elevando o Passivo Circulante ou Exigível em Longo Prazo, dependendo do prazo do financiamento e no Permanente simultaneamente.

Cabe fazer uma consideração neste momento do curso. A busca de recursos de terceiros para financiar os ativos responsáveis por sua produção/prestação de serviços, normalmente denota um processo de alavancagem financeira.

Reparem que a empresa aumenta sua capacidade operacional e por conseqüência sua condição de elevar seus resultados. Contudo obriga-se a pagar despesas financeiras fixas a terceiros, inexistentes anteriormente. Esta é uma situação típica de elevação de risco para empresa, um dos efeitos da alavancagem financeira.

O risco é dado em função de uma obrigatoriedade de pagamento adquirida pela empresa. Ao se assumir uma posição de risco não fica caracterizada uma situação maléfica, mas sim que a empresa incorre numa maior probabilidade de ter resultados mais expressivos. Porém, caso isto não ocorra, terá que efetuar o pagamento dos empréstimos/financiamentos aos seus credores.




Copyright © 2006 AIEC.