Investimento em capital fixo com recursos próprios e de terceiros: Quando uma empresa decide investir em meios de produção com recursos de terceiros e próprios, também tem como finalidade básica aumentar sua capacidade operacional para aumentar seus níveis de lucro. Neste caso, o investimento provoca apenas uma alteração em sua situação patrimonial de forma direta que é a elevação do subgrupamento permanente.

Os subgrupamentos do Passivo e Patrimônio Líquido alteram-se na proporção da participação de cada um no financiamento. Se cada um tiver a mesma participação (50% x 50%), só ocorrerá a elevação nominal de suas contas mantendo-se a proporção.

A situação de risco neste caso é minimizada em razão da combinação de recursos próprios com a de terceiros. A obrigatoriedade de pagamento das despesas financeiras a terceiros são reduzidas, mas a capacidade de alavancagem financeira também.

A decisão de se utilizar recursos de terceiros para financiar seu ativo fixo operacional vai depender de muitos fatores, dentre eles a taxa de juros do mercado, a taxa de juros da linha de crédito do financiamento, a demanda de mercado, o processo operacional da empresa e, como vimos no módulo 1, a crença e os valores de seus gestores.



Copyright © 2006 AIEC.