5 - Lucro Contábil x Lucro Econômico

A contabilidade segue critérios bastante rigorosos, pois tem como uma de suas características controlarem um empreendimento. Pode não parecer, mas a contabilidade faz muito mais do que sua atual utilidade nas empresas. Atualmente ela é um mero instrumento mantido para cumprir exigências de ordem fiscal.

Uma das principais técnicas da contabilidade diz respeito à apuração do resultado da empresa. O Lucro contábil pode ser calculado de várias formas dependendo da legislação que a fundamentou. Pode até parecer uma piada bastante conhecida no meio, mas o fato é que se a empresa optar por trabalhar com custo histórico terá uma mensuração do lucro diferente daquela empresa que optou pelo custo histórico corrigido ou daquela que trabalha com o custo de reposição. Mas não vamos entrar no mérito sobre que métodos devem ser utilizados ou quais são os melhores ou até mesmo como são calculados. O importante para nosso curso é sabermos que a contabilidade é o meio e não o fim.

Por outro lado, o Lucro Econômico entra num campo de elevado grau de subjetividade e de difícil mensuração, pois se baseia em estimativas e probabilidades. A análise de viabilidade dos investimentos possibilita nos afastarmos dos tradicionais princípios contábeis e nos aproximarmos do Lucro econômico, conforme Sandroni, em seu livro Dicionário de Economia, salienta:

“...o lucro é uma remuneração do capital justificada... pela abstinência do consumo pessoal e poupança do empresariado visando a um futuro rendimento, risco do investimento, posse de um fator de produção escasso (o capital)....”


O lucro contábil difere do lucro econômico, pois este pode ser definido como a diferença entre a receita periódica contábil e o custo operacional periódico contábil acrescido do custo de oportunidade periódico do investimento.



Copyright © 2006 AIEC.