2 - Indicadores de Rentabilidade

Apesar das diferenças conceituais e das limitações práticas de cada uma das ciências, Matemática Financeira e Contabilidade se complementam quando utilizadas para a análise de retorno dos investimentos.


A análise de viabilidade de um projeto industrial em fase inicial, pré-operacional ou de estudo é amplamente analisada por meio de um conjunto de critérios estabelecido pelas teorias da Matemática Financeira.

Contudo, antes de serem estudados os métodos de avaliação de projetos de investimento, é necessário conhecer alguns importantes indicadores econômico-financeiros.

Quando a empresa já está em operação, as análises são enriquecidas pela leitura, interpretação e análise dos relatórios contábeis, efetuadas a partir de relações percentuais horizontais, verticais e da análise de indicadores de liquidez, estruturais e principalmente de rentabilidade. As análises se utilizam da Matemática e ocorrem em função da Relação entre as contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado de Exercício.

Para o estudo da análise de investimento, os indicadores de rentabilidade são os mais relevantes a serem estudados. Eles visam avaliar os resultados auferidos por uma empresa em relação a determinados parâmetros.

A análise baseada apenas no valor absoluto do lucro líquido é insuficiente e possui um sério risco de má interpretação, pois não reflete se o resultado gerado no exercício foi apropriado com o potencial econômico da empresa.

Cabe ressalvar que estes indicadores exercem muita influência em todos os tipos de decisões das empresas.


A análise da taxa de retorno de investimento é estabelecida pela razão entre o Lucro e o Capital Investido.

Esta é uma relação de desempenho simples, bastante utilizada pelo mercado e aceito como índice de medida de eficácia da empresa.

A grande questão desta fórmula é conceitual. Existem tantos tipos de lucro que, dependendo do enfoque que se quer dar, podem-se usar quaisquer linhas do lucro da Demonstração de Resultado do Exercício tais como o lucro operacional, lucro líquido, lucro antes do IR dentre outros. Isso sem mencionar as diversas formas legais e gerenciais de se calcular o lucro de um período.



Copyright © 2006 AIEC.