2 - Projeções Determinísticas


As projeções determinísticas são aquelas nas quais não se utilizam modelos ou ferramentas estatísticas para auxiliar a montagem da projeção. Na teoria incorre maiores riscos, pois não se valem de uma análise estatística dos dados passados para municiar os gestores.

Antes de abordar as técnicas estatísticas para o tratamento do risco, é importante conhecer alguns aspectos relevantes em relação ao risco e medidas preliminares que procuram indicar de que maneira é possível tratar de modo simplificado o problema do risco na avaliação de investimentos, principalmente nestes projetos que não são utilizados métodos probabilísticos para a projeção.

Apesar de algumas decisões serem tomadas de forma não racional e envolverem questões subjetivas, é natural que haja certa quantificação, mesmo que os dados e as informações sejam de caráter qualitativo. Isto ocorre em função do ser humano se sentir mais confortável quando a decisão envolve fatores tangíveis para amenizar a situação.

Outra questão importante para minimizar os riscos numa projeção é trabalhar sempre de forma prudente e conservadora. Dessa forma cria-se maior confiabilidade aos tomadores de decisão. Essa recomendação é uma diretriz que caracteriza um projeto bem elaborado. Este tema será abordado futuramente, de forma mais aprofundada, quando do estudo de análise de sensibilidade.

Outra forma simples de analisar risco envolvendo os projetos de investimentos é construir mais de uma situação para o mesmo investimento.

Normalmente, trabalha-se com três projeções.

1) Uma com a situação mais provável de ocorrência,
2) Com visões pessimistas
3) Com visões otimistas.

Nas duas últimas, as experiências das pessoas envolvidas, bem como o bom senso de cada uma delas são importantes para ajustar as informações sem que haja tendências de qualquer tipo.

Por fim uma das alternativas para a redução de risco, e muito utilizada para análise de valores, é trabalhar com fluxo de caixa descontado incorporando determinada taxa de risco à taxa de desconto ou também, já mencionada taxa mínima de atratividade. Como visto ao longo do curso, quando um investidor aplica seus recursos num negócio, ele espera que a empresa o remunere a uma taxa mínima razoável para que possa cobrir o que ganharia no mercado e o risco de fazer tal investimento, caso contrário investiria em outro empreendimento.



Copyright © 2006 AIEC.