3 - CAPM


O CAPM (Capital Asset Pricing Model), ou modelo de precificação do capital próprio, é um dos modelos mais relevantes da teoria de finanças e risco e o mais utilizado pelo mercado. Seu conceito foi desenvolvido a partir da teoria de seleção de carteiras, contudo o importante a se saber é que, por seu intermédio, é possível apurar a taxa de retorno requerida pelos investidores.

O cálculo considera três fatores:

1) O primeiro é a taxa livre de risco () também conhecida por risco não sistêmico, representa aquela parcela do risco que não pode ser associado ao comportamento da economia. Esta taxa é função de uma série de itens que podem afetar o desempenho da companhia como, por exemplo, sua estrutura de capital, ou a qualidade de sua administração, ou o mercado em que atua. Este risco pode ser eliminado ou minimizado pelo processo de gestão do seu ativo. No mercado internacional utilizam-se como taxa livre de risco os títulos do governo de longo prazo, como os T-Bonds. No Brasil também são utilizados os títulos do governo ou os certificados de depósito bancário, conhecidos como CDI.

2) O segundo fator é representado pelo risco não-diversificável, também conhecido como risco de mercado () ou sistemático e está relacionado às flutuações do sistema econômico.
A diferença entre estes dois riscos chama-se prêmio de risco.

3) O terceiro e último fator é o coeficiente Beta (), que é estimado conforme um método estatístico denominado regressão linear, cujo objetivo é determinar uma medida de volatilidade dos retornos de um título em relação aos retornos do mercado no qual a empresa está inserida. Indica o incremento necessário no retorno de um ativo de forma a remunerar adequadamente seu risco sistêmico.

Para efeito de exercícios e avaliações, todos os valores serão informados, bastando apenas utilizar a fórmula abaixo para calcular a taxa requerida pelos sócios/acionistas:


CAPM = Rf+ [ x (Rm - Rf)], em que:
: Taxa de retorno do ativo livre de risco
: Taxa de risco de mercado
(Rm - Rf): Prêmio por unidade de risco de mercado
: Beta


Exemplo



Copyright © 2006 AIEC.