1 - Grupos de Metodologia

Os métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: os que não levam em conta o valor do dinheiro no tempo, menos importante, e os que consideram essa variação por meio do critério do fluxo de caixa descontado.

A escolha de métodos de análise do primeiro grupo incorre em resultados imperfeitos para o tomador de decisão, por não considerarem aspectos fundamentais da engenharia econômica como a ação do tempo no valor do dinheiro. Um desses métodos é o payback.

Contudo, como veremos mais adiante, apesar de formalmente pertencer ao primeiro grupo, o payback possui grande importância decisória e permite que seu cálculo utilize valores atualizados no tempo.


Portanto, é fundamental ter em mente que a avaliação de um ativo, ou mais precisamente de um investimento, deve ser estabelecida pelos benefícios de caixa futuros esperados trazidos a valor presente mediante uma taxa de desconto, que reflete o risco de decisão, comparados ao valor investido.

Este conceito engloba metodologias do segundo grupo tais como o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).

Aliás, o VPL, que será o próximo objeto do nosso estudo, é notoriamente reconhecido como a melhor metodologia para se analisar projetos de investimento, por sua facilidade de utilização e por sua essência de conservadorismo, característica muito importante quando da avaliação de projetos de investimento.



Copyright © 2006 AIEC.