2 - VPL


O Valor Presente Líquido (VPL) ou também conhecido como Net Present Value (NPV) é sem sombra de dúvidas um dos instrumentos mais sofisticados e o mais utilizados para avaliar propostas de investimentos de capital.

O VPL é um instrumento tão importante e útil que pode ser utilizado para decisões pessoais do dia-a-dia. Exemplo 01.

Essa e outras situações do nosso cotidiano podem ser resolvidas utilizando-se o método VPL, pois ele reflete a riqueza em valores monetários do investimento (no caso do exemplo anterior, a TV de plasma) medida pela diferença entre o valor presente das entradas ou saídas de caixa (no caso, as prestações) e o valor presente de suas saídas ou entradas de caixa (no caso, o valor à vista), a determinada taxa de desconto.

Para entender bem o conceito vamos utilizar um exemplo simples. Por exemplo.

Uma empresa está vendendo um de seus galpões que se encontra ocioso. Recebeu uma oferta de $ 100.000 para pagamento à vista e uma de $ 114.000 para pagamento após um ano.

A dúvida é: qual proposta aceitar? O analista de investimento da empresa foi chamado para auxiliar a decisão do presidente. Ele fez a seguinte ponderação: “Sr. Presidente, se o senhor aceitar a primeira oferta, pode aplicar este recurso no banco a uma taxa de 12%a.a.. No final do ano terá $112.000. Ou seja é mais interessante aceitar a proposta de número 2, pois $ 114.000 é maior que $ 112.000”.

Esta análise utiliza o conceito de valor futuro. Isto quer dizer que um valor atual de uma determinada quantia aplicada a uma determinada taxa, a um determinado número de períodos produzirá um valor futuro diferente.



Copyright © 2006 AIEC.