1 - Taxa Interna de Retorno - TIR

A Taxa Interna de Retorno ou, como também é encontrada na literatura, Internal Rate of Return (IRR) é ao lado do VPL uma das mais sofisticadas e usuais formas de avaliar propostas de investimentos de capital.


Conceitualmente, a Taxa Interna de Retorno – ou TIR , representa a taxa de desconto que iguala, num único momento, os fluxos de entrada com os de saída de caixa. Isto significa dizer que é a taxa que produz um VPL igual ao zero.



Zero =

O custo desta operação para o cliente, que é igual à taxa de retorno do Banco, é a taxa que iguala as entradas de caixa (recebimentos) com as saídas de caixa (empréstimo) num mesmo momento.
Contudo, para efeito de avaliação de projetos de investimento, a TIR deve ser utilizada como parâmetro de comparação com a taxa de desconto (taxa mínima de atratividade). É considerado economicamente atraente todo investimento que apresente TIR maior ou igual à TMA.

Peguemos um exemplo, já analisado quando do estudo do VPL, que consiste num projeto com investimento de $ 100.000 e projeção de 6 fluxos de caixa anuais positivos de $ 20.000 descontados a uma taxa mínima de atratividade de 5%a.a., conforme diagrama padrão a seguir:



Lembre-se que o VPL foi positivo, indicando que o projeto é viável. Mas qual sua taxa interna de retorno?



Copyright © 2006 AIEC.