3 - Interpretação do IL e da Taxa de Rentabilidade

• O Índice de Lucratividade é um indicador na forma de unidade monetária e deve ser maior ou igual a zero. Nestes casos, os projetos são viáveis e podem ser aceitos.
• A Taxa de Rentabilidade é conseqüência do índice de lucratividade; contudo, é evidenciado na forma percentual. Se for maior que zero indica a viabilidade do projeto.

• O excedente desses índices não tem significado na análise de investimento, mas apenas evidencia a viabilidade do projeto (superavitário).

• Os indicadores representam mais uma ferramenta que auxilia na análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos.

Considerações Finais - Embora tenhamos estudado uma série de metodologias usuais e alternativas, e analisado alguns dos seus principais problemas, todas têm suas vantagens e desvantagens.

Contudo, a metodologia mais indicada para qualquer tipo de análise sobre alocação de capital para investimentos é a do Valor Presente Líquido (VPL), em função do seu conceito conservado implícito e da forma direta com que apresenta do resultado.

Isto não significa que os analistas ou as empresas não devam utilizar as outras metodologias como a Taxa Interna de Retorno (TIR) ou o Payback. Na verdade, estas técnicas devem ser utilizadas de forma acessória ao VPL para ratificar as análises e tranqüilizar o tomador de decisão



Copyright © 2006 AIEC.