Nas duas análises estudadas, os únicos pontos em comum são: a utilização de recursos próprios a uma taxa mínima exigida de retorno de 15%a.a. e o horizonte de projeção que foi de cinco anos em função da falta de cenários e informações de longo prazo. O projeto envolve a abertura de um box num outro shopping de grande movimento ou num bairro conforme mostra a tabela abaixo:

Período
0
1
2
3
4
5
Projeto Shopping
65.000
6.000
20.020
22.050
23.795
34.585
Projeto Bairro
34.000
3.855
8.850
10.400
14.800
19.175

A Sra. Andréa solicitou a ajuda de um analista de investimentos que, com base nas informações do caso da Creperia Papa Capim, calculou os indicadores de cada caso emitindo o seguinte relatório:

O analista observa os indicadores e constata que a taxa interna de retorno (TIR), bem como a taxa interna de retorno modificada (TIRM) estão muito próximas entre si e entre a taxa mínima de atratividade (TMA), que é de 15%a.a.

Outro fator que indica uma similaridade muito grande entre os projetos é o payback e o VPL, os quais praticamente indicam que qualquer um dos projetos é viável dentro do horizonte de 5 anos, com a ressalva que há uma pequena margem para variações nas premissas que fundamentaram a projeção.

Ou seja, os fatores decisivos para a decisão não serão econômicos mas sim mercadológicos e financeiros, pois o que diferencia os dois projetos são a localização e o montante investido.

Se optar por abrir a nova filial no shopping, ela terá que investir R$65.000, cujo investimento representa R$ 31.000 a mais que a filial localizada num bairro. Porém, o fluxo de caixa gerado lá é mais robusto em função da maior quantidade de pessoas que circulam por aquela área.

Portanto, a análise terá que se pautar por fatores orçamentários restritivos ao investimento por parte da empresa Creperia Papa Capim ou por opção mercadológica, caso não haja restrições.



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