3 - Decisão sobre projetos e investimentos sob restrições

Os cenários mais comuns são decisões de investimentos feitas levando-se em conta restrições de caráter orçamentária. Para a maximização dos recursos esta situação requer análise detalhada de todos os projetos.

Para tanto o processo de seleção de investimentos deverá obedecer, além dos resultados da análise de várias alternativas já discutidas e estudadas, os seguintes aspectos:

  • As restrições de recursos de capital, os quais deverão ser otimizados em termos de utilização integral. Deve-se evitar, sempre que possível, o uso parcial para que não haja ociosidade dos fundos programados para investimentos.
  • Escolha de um conjunto de alternativas de investimentos que, além de atender às restrições orçamentárias, produza a maximização dos benefícios econômicos para a empresa.

O raciocínio básico é o de maximizar o Valor Presente Líquido (VPL) por meio do uso integral dos fundos selecionados para investimentos.

Isto implica que nem todos os investimentos superavitários serão aceitos. Muitas vezes será necessário optar-se pela implementação de investimentos de menor porte e menos lucrativos do que um projeto de escala maior e, individualmente, mais lucrativo.

Na verdade, o que interessa e é importante é o resultado econômico agregado de cada conjunto de alternativas possível de implementar, e não a rentabilidade específica de cada proposta de investimento considerada isoladamente.

Exemplo:
Suponha que uma empresa tenha selecionado cinco propostas de investimentos, cujas características essenciais são repassadas a seu analista de investimento, conforme quadro nº. 01. Em conjugação a estas informações a empresa comunicou a disponibilidade de apenas R$1.000.000 para os investimentos.



Copyright © 2006 AIEC.