São exemplos clássicos de custos variáveis a mão de obra direta e matéria prima utilizada na confecção de produtos/serviços bem como a energia utilizada por máquinas diretamente envolvidas com a produção.

O crescimento do custo, assim como o da receita são lineares e uniformes, em função de ambos crescerem diretamente. O aumento do resultado se dá em decorrência do aumento da produção.


O custo fixo
, ao contrário do variável, existe independentemente da variação do volume elaborado de produtos ou da quantidade de serviços prestados em determinados períodos.



É importante salientar que, na verdade, os custos fixos só são fixos até determinados patamares e limites de oscilação das atividades a que se referem.

Dessa forma, pode-se representar o comportamento do custo variável de acordo com o gráfico abaixo:

Perceba que apesar de contínuo o comportamento do custo fixo pode se alterar em degraus caso haja necessidade de se alterar limites de produção, por exemplo.

São exemplos clássicos de custos fixos: depreciação das máquinas, aluguel e impostos prediais, mão de obra indireta utilizada na produção tal como um vigia noturno e contas de telefones da fábrica dentre muitos outros.



Copyright © 2006 AIEC.