1 - Inflação


A inflação é um processo de desvalorização da moeda em função de incremento nos preços dos bens e serviços de uma Nação. Ela pode ser diferente de entidade para entidade em função dos recursos que são utilizados na execução de suas atividades.

O processo inflacionário, presente numa economia, pode causar impactos nos relatórios contábeis das empresas e, de certa forma, nas análises dos projetos de investimentos em ativos e suas respectivas viabilidades econômico-financeiras.

A influência inflacionária nas diversas atividades exercidas por qualquer empresa induz o administrador financeiro à necessidade de dar maior atenção ao fenômeno.

Para entender um pouco mais claramente o conceito de inflação, vamos tomar um exemplo bem simples. Exemplo.

Indicadores de Inflação no Brasil - As empresas convivem com diversos indicadores de inflação, que procuram refletir a evolução periódica dos preços de diferentes cestas de bens e serviços. O uso adequado desses parâmetros requer conhecimento de seus critérios e cálculos e finalidades de uso.

Índice Geral de Preçosdisponibilidade interna - IGP-DI - De responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, este indicador é publicado mensalmente. Sua metodologia de cálculo é definida pela média ponderada do Índice de Preços por Atacado (IPA), do Índice de Custo de Vida (ICV) e do Índice Nacional de Construção Civil.


O IGP é um dos mais requisitados indicadores da taxa de inflação do país, exercendo influência sobre os níveis gerais de reajustes de preço da economia e variação cambial. Em razão da variedade de itens (bens e serviços) que fazem parte de seu cálculo, o seu uso é mais adequado para empresas potencialmente diversificadas, tais como supermercados ou lojas de departamentos. O índice cobre a variação de preços verificada no período compreendido entre o primeiro e o último dia do mês.



Copyright © 2006 AIEC.