1 - O instante da tomada de decisão

Os agentes econômicos: famílias, empresas, governo e resto do mundo são categorias convencionadas pela Metodologia das Contas Nacionais, e em nosso dia-a-dia são obrigados a tomar decisões em diferentes níveis de responsabilidade que vão afetar os seus futuros. Principalmente, quando se trata de se avaliar projetos e tomar decisões financeiras. Neste sentido, é possível utilizar metodologias de análise de risco para mitigar os efeitos da incerteza e visualizar o problema incerto.

O estudo do processo decisório de forma a considerar sempre a estruturação de um problema incerto como a principal preocupação, examina alguns critérios ou métodos para auxiliar as etapas deste processo em ambiente de risco, incerteza e probabilidades ligadas à área financeira.

Se existe certeza, não existe risco. Se existe incerteza, existe o risco. A tomada de decisão com relação ao futuro deverá montar cenários possíveis (otimista, pessimista e provável), de acordo com as hipóteses relacionadas às previsões. Veja os exemplos a seguir.


Exemplo 1


Exemplo 2


Exemplo 3



Copyright © 2006 AIEC.