2 - Conceito de previsão


A previsão é a técnica utilizada no presente e que liga o passado ao futuro como forma de auxiliar o processo decisório para subsidiar a tomada de decisão.

Por exemplo, o dirigente de uma empresa deseja tomar crédito para aumentar sua produção. Após saber os custos financeiros dessa linha de crédito, é necessário fazer uma previsão da venda futura com base em fluxos de caixa (receitas e despesas) que trazem o valor futuro para o valor presente, para que auxilie na tomada de decisão para o endividamento.


A previsão é um processo para se chegar ao futuro, utilizando-se de informações existentes e de hipóteses, com determinada finalidade. (Securato, 1996).

Vejamos os seguintes exemplos sobre previsão:

a) Previsão climática;
b) Previsão para concessão de crédito.

A previsão poderá ser feita, em algumas situações, de forma sistemática, objetiva e consciente, como, por exemplo, com um desenvolvimento formal de uma dada metodologia. Em outras situações, de forma assistemática, subjetiva e inconsciente, que levará mais em consideração o feeling (sentimento) do que algum formalismo ou modelo quantitativo. Mesmo assim, não se deve desprezar que a previsão estará sempre presente no processo decisório.

Temos, como casos especiais de previsão:

a projeção;
a predição;
o planejamento.

Todos esses casos especiais apresentam limitações.

É importante registrar que todas as análises que levem à previsão com base na projeção e predição, deverão necessariamente se utilizar do planejamento para atuar no processo, definindo um plano de atuação a fim de corrigir os desvios em relação aos objetivos que se pretende atingir.



Copyright © 2006 AIEC.