7 - Curva do Mercado de Capitais – CMC - ou Capital Market Line – CML

• Risco, Retorno e Liquidez das Operações Financeiras

Quando se examina vários tipos de títulos do mercado financeiro ou do mercado de capitais, ou até mesmo operações que envolvam aspectos financeiros, encontram-se diferentes taxas de retorno, de acordo com o risco envolvido.

Por exemplo, uma aplicação financeira em títulos públicos federais dará uma expectativa de retorno menor que uma aplicação em Certificado de Depósito a Prazo ou CDB, mas maior do que a aplicação em depósitos de poupança. A explicação reside na liquidez, ou seja, na capacidade de transformar qualquer ativo financeiro que tem rendimento em moeda no sentido estrito (moeda manual ou moeda bancária).

Assim, de acordo com a liquidez, os ativos financeiros apresentam retornos diferenciados. Uma regra em finanças é a seguinte: quanto maior a liquidez, menor a rentabilidade; quanto menor a liquidez, maior a rentabilidade. Isso sem argumentarmos prazo, segurança e risco, que também são características inerentes à rentabilidade dos ativos financeiros.

O risco sistemático a que está sujeito um título público federal leva-nos a considerá-lo o título de menor risco do mercado financeiro. É conhecido como o benchmarking do mercado, pois tem boa liquidez com risco zero, dado que é o próprio governo federal que o garante.

Já os depósitos a prazo e os depósitos de poupança também estão sujeitos ao risco sistemático, mas envolvem questões de risco próprio do banco que o emitiu, o que é suficiente para dar ao investidor uma taxa de retorno superior a dos títulos públicos federais, não obstante, no Brasil, até R$ 20 mil esses depósitos estão garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, que é conhecido como o seguro depósito de alguns ativos financeiros.



Copyright © 2006 AIEC.