7 - Aplicações financeiras e o risco de dispersão
  • As aplicações financeiras que têm risco baixo apresentam menor dispersão dos valores em torno do retorno esperado. Por exemplo: as aplicações em depósitos de poupança têm baixo risco e, por isso, têm baixa rentabilidade e giram em torno da média do retorno esperado.
  • As aplicações que têm risco alto apresentam maior dispersão dos valores em torno do retorno esperado. Por exemplo: as ações têm alto risco e por isso é que têm alta rentabilidade e giram bem distantes da média do retorno esperado.

A mais elevada medida de dispersão (variância e desvio-padrão) de um ativo revela seu maior grau de risco em relação ao outro ativo. Ou seja, a variabilidade maior da média (retorno esperado) de um título em relação aos possíveis resultados evidencia alta expectativa de risco desse ativo.


O desvio-padrão como medida de risco é determinado pela decisão de investimento a ser tomada com base na média dos possíveis retornos de um ativo. Indica, em outras palavras, se o valor médio esperado dos retornos é representativo da distribuição apresentada pelo título em avaliação.


Copyright © 2006 AIEC.