3 - Características dos riscos das carteiras

Anteriormente, examinamos as características de um ativo individual e iniciamos a análise dos atributos da combinação de ativos. Analisaremos, agora, as características do risco e o retorno de carteiras mais detalhadamente.

No que tange ao risco, a representação formal do risco de uma carteira, considerando N ativos, dada por (B), mostra uma relação do risco da carteira e o coeficiente de correlação entre os ativos.


Esse coeficiente, por definição, está contido no intervalo [-1,+1]. Quando a correlação entre dois ativos assume o valor +1, os ativos se deslocam perfeitamente na mesma direção. Quando a correlação entre dois ativos assume o valor –1, os ativos se deslocam perfeitamente, porém, em direção contrária.

Visando melhor compreender as implicações dos co-movimentos existentes entre os diferentes ativos, estudaremos casos específicos. Inicialmente, examinaremos os casos extremos, para, posteriormente, verificarmos seus efeitos no caso intermediário. Sem perda de generalidade, nos restringiremos às carteiras compostas por apenas dois ativos. Nesse contexto, o risco da carteira pode ser representado como:




Copyright © 2006 AIEC.