1 - Índice de Modigliani Na gestão de riscos é importante avaliar as carteiras de investimento e para tal são utilizados alguns índices e indicadores.
A característica principal do índice de Modigliani é a comparação do desempenho do portfolio que se está avaliando com os resultados apresentados pela carteira de mercado. A formulação do índice de Modigliani (Im) apresenta-se como:
Em que: O desvio-padrão
de RM é o risco da carteira de mercado; A primeira parte da equação de Modigliani que é dada por [(desvio padrão de RM/desvio padrão de Rj) x (Rj– Rf)] revela qual deverá ser o desempenho da carteira de investimento para que ela apresente o mesmo risco da carteira de mercado. Subtraindo deste resultado o prêmio pelo risco de mercado (Rm – Rf), chega-se ao índice de Modigliani. Vejamos um exemplo: Admita dois fundos de investimento A e B com os seguintes indicadores para um determinado período:
Substituindo-se na formulação de Modigliani, tem-se:
Pelo Índice de Modigliani, o fundo B apresenta-se mais eficiente para o investidor, sob o ponto de vista da relação risco e retorno. Admitindo o mesmo risco do mercado, B oferece uma rentabilidade adicional de 3,413% e A de somente 1,816% em relação ao mercado. |
Copyright
© 2006 AIEC.
|