Comparação de uma carteira com MtM e sem MtM - O Acordo de Basiléia exige que os órgãos reguladores e supervisores dos países tomem medidas com vistas a exigir que sejam minimizados os riscos de mercado por meio da marcação a mercado ou MtM de todos os ativos financeiros.

A exigência de requerimentos de capital está relacionada para aqueles bancos que não façam marcação a mercado dos títulos públicos e privados que estão em suas carteiras ou portfolios. Existem medidas reguladoras que exigem o aumento do capital regulamentar para aqueles bancos que não fazem marcação a mercado com rigor em seus ativos financeiros.

Entretanto, existem algumas regulamentações que permitem que os bancos e administradores de recursos de terceiros possam utilizar, para os ativos financeiros que compõem as carteiras de investimento, o critério de registro contábil held-to-maturity (custo histórico ou nominal) em vez da yield curve (preços de mercado). Dependerá se vai ficar com as aplicações até o resgate final ou não, para que tenha a opção da contabilização pela marcação a mercado ou não.

Mercados líquidos e limitações em mercados ilíquidos - Os mercados líquidos devem ser entendidos como aqueles em que existe um forte mercado secundário ou de “segunda mão” para os ativos financeiros. Isto quer dizer que os compradores e vendedores encontram facilmente a contraparte na hora de negociar os seus ativos financeiros. Enquanto os mercados ilíquidos são o contrário, dado que têm maior dificuldade em encontrar no momento necessário os compradores e vendedores de que necessitam para negociar os seus ativos financeiros.



Copyright © 2006 AIEC.