1 - Acordo de Basiléia I

Histórico: As mudanças ocorridas nos mercados financeiros nos anos 1970 e 80 foram de encontro ao aparato regulatório e de supervisão bancária vigentes no período pós-guerra.

O mercado financeiro internacional reagiu por meio de uma onda de inovações financeiras no sentido de contornar aquelas restrições legais.

Com isso, houve um processo de desregulamentação e liberalização financeira que marcaram os anos 70, destacando-se a criação do euromercado, com a instalação de bancos norte-americanos e japoneses, competindo com os bancos europeus na captação de recursos em dólares e conseqüentemente aplicação em dólares, com base na Libor em dólar.

A maior liberdade operacional dos bancos, tanto nos mercados nacionais quanto internacionais, aumentou os riscos de suas operações, provocando sucessivas crises bancárias.

As primeiras e mais importantes levaram à falência e liquidação do Herstat Bank, da Alemanha, e do Franklin National, dos Estados Unidos, em 1974, e criaram os motivos e condições para um novo processo de re-regulamentação, principalmente dos bancos internacionais. Muito se falava na época na questão da concorrência desleal entre aqueles bancos que se localizavam nos países sedes e suas filiais no euromercado, fenômeno conhecido como unlevel played field.



Copyright © 2006 AIEC.