5 - Risco operacional

A gestão de risco pode ser entendida como um processo de medição e controle dos riscos presentes nas atividades normais de uma organização. O gerenciamento envolve pessoas, sistemas e padrões de controle.


O risco operacional pode ser definido como aquele oriundo de erros humanos, tecnológicos ou de acidentes. Isso inclui fraudes (situações em que operadores falsificam informação de maneira intencional), falhas de gerência e controles e procedimentos inadequados. Erros técnicos podem ser causados por interrupções de informação, por processamento inadequado de transações, por sistemas de liquidação e, de maneira geral, por qualquer problema de back-office relacionado com o registro das transações e a conciliação das operações individuais com a posição agregada da empresa.

O risco operacional é o risco de perdas (diretas ou indiretas) determinadas por erros de três segmentos: pessoas, processos e tecnologia.

O risco operacional pode ser dividido em três grandes áreas:

a) Risco organizacional
b) Risco de operações
c) Risco de pessoal

Ao mesmo tempo em que a inovação tecnológica trouxe ganhos aos bancos, principalmente os ganhos de escala e escopo, essa evolução trouxe também um risco verificado sempre que deixa de funcionar adequadamente.



Copyright © 2006 AIEC.