2 - Back Test


O back test é uma ferramenta estatística formal para verificar a consistência entre as perdas observadas e as perdas previstas. Isto implica comparar o histórico das perdas estimadas pelo VaR com os retornos observados da carteira.

O objetivo de realizar o back test é o de analisar a qualidade do VaR calculado.

Após ser escolhido o modelo de VaR que se deseja ou é o mais adequado, deve-se procurar testá-lo. Um método para testar o bom uso de um modelo de VaR é o Back Test. Um exemplo desse teste é o seguinte.

Uma observação importante é que o Back Test sempre será satisfatório no modelo de VaR histórico, pois esse modelo foi construído de modo a determinar o valor que satisfaz ao nível de confiança desejado. A resposta é que o VaR histórico não é adequado a todas as situações.

Exemplo para a realização de back test.

Os modelos de VaR são úteis unicamente quando é possível demonstrar que eles são razoavelmente precisos. Para isso, os usuários devem verificar sistematicamente a validade dos modelos de precificação e de risco por meio de comparações entre as perdas realizadas e as perdas estimadas.

O back test é essencial para a decisão inovadora do Comitê de Basiléia de permitir que as exigências de capital sejam calculadas com modelos internos de VaR.



Copyright © 2006 AIEC.