4 - Marcação a Mercado (mark-to-market ou MtM)

O processo de marcação a mercado, é um processo de reavaliar um instrumento financeiro ou portfolio de instrumentos na base de seus preços de mercado prevalecente ou valor de liquidação.


A marcação a mercado de um ativo é a verificação no mercado de qual é o valor que este ativo está sendo negociado. Na realidade, a medida mais correta, do ponto de vista de se obter o valor real de um ativo, é avaliá-lo segundo o preço que o mercado está disposto a pagar por ele ou vendê-lo naquele momento.

A marcação a mercado de um portfolio nada mais é do que a atribuição do valor de mercado de cada um dos itens do portfolio, multiplicando o valor de cada um por suas respectivas quantidades.

A marcação a mercado nem sempre é tão direta, como no caso do preço de uma ação muito líquida (que apresenta negócios de compra e venda realizados todos os dias). As dificuldades vão começando a surgir com a marcação a mercado de títulos de renda fixa com fluxos de caixa, em que alguns cálculos precisam ser feitos, até o caso de ativos que não apresentam mercado, ou casos em que este mercado seja extremamente restrito, onde pouquíssimos negócios ocorram e com uma freqüência bastante rara.


A marcação a mercado considera os preços vigentes, assim, supondo que estes preços fossem coletados hoje no mercado, esta marcação hipotética representaria o valor do portfolio hoje.
Existem peculiaridades na marcação a mercado no que diz respeito à posição e à precificação de ativos


Copyright © 2006 AIEC.