Por volta do ano 500 a.C., o famoso general japonês Sun Tzu, autor dos manuscritos que deram origem ao livro “A Arte da Guerra”, considerado até hoje uma leitura obrigatória para estudiosos do tema estratégia, dizia que:


“todos podiam ver as táticas que utilizava para conquistar, mas ninguém podia ver a estratégia a partir da qual surgia a vitória.”

A palavra estratégia significa, literalmente, “a arte do general”, derivando-se da palavra grega strategos, que significa general. Antes de Napoleão, estratégia significava a arte e a ciência de conduzir forças militares para derrotar o inimigo. Na época de Napoleão, a palavra estratégia estendeu-se aos movimentos políticos e econômicos visando a melhores mudanças para a vitória militar.

Em termos militares, a estratégia está relacionada com a disposição dos exércitos e a tática relaciona-se com a maneira de lutar.

O conceito de estratégia aplicado aos negócios aparece no final da década de 50 nas grandes corporações americanas. Este conceito surgiu da necessidade das empresas em conhecer com clareza o seu campo de atuação, as suas orientações para o crescimento e os seus objetivos.

Entretanto, deve-se considerar que no contexto empresarial, as batalhas e os inimigos nem sempre são claramente identificáveis. Dessa maneira, a estratégia empresarial pode ser descrita como um conjunto de regras de decisão e diretrizes definidas pelo alto escalão das empresas.

É a origem da discussão sobre a definição do negócio empresa, ponto de partida do processo tradicional de planejamento estratégico.



Copyright © 2006 AIEC.